quinta-feira, 11 de março de 2010

Amor ímpar

Quando se pensa em amor é sempre em números pares, pra mim amor é ímpar. Algo tão sublime e tão necessário para existência do ser humano não poderia depender de que está do lado de fora, o amor surge, depende, nasce e morre única e exclusivamente dentro de cada um.

O amor é como um jardim, tem que plantar, cultivar, acarinhar e esperar que alguém aprecie o que de bom existe ali. Cada um tem dentro de si um jardim lindo, alguns tem alguém que freqüenta esse lugar assiduamente, outros ficam guardando cada flor intacta para alguém especial que nunca dá as caras e outros tem vontade de jogar veneno em tudo por duvidar da magia disso.

Flores não dependem de admiradores para serem belas, o amor também não depende do recíproca para existir. Nem sempre a pessoa que se ama sente o mesmo pela gente, às vezes nem toma conhecimento dos batimentos acelerados de um coração tomado por algo sublime, mesmo assim o amor está lá, firme e forte.

A maior prova de que ele está só dentro de quem sente é que se carrega o amor muito facilmente, sem malas ou necessidade de revista na alfândega. Não importa pra onde se vá, pode haver um oceano separando os amantes, carregamos cada grama desse sentimento no corpo. Esse peso pode ser tão leve a ponto de fazer flutuar, ou pesado pra afundar em lágrimas num mar individual.

E quem nutre o amor é só quem sente. O outro pode ir embora, xingar, jurar ódio eterno, casar com a ponta errada do triângulo ou até optar pelo celibato, se a pessoa que ama este ser errante decidir que vai continuar amando, as cores e os perfumes serão sempre os mesmos. E mesmo que uma delas deixe de existir o amor estará lá, no coração de quem vive. Triste constatar, mas sofrer é sempre uma opção digna de quem resolve simplesmente amar sem ser amado e para isso é preciso uma coragem imensa.

Quando se decide que o tempo do amor acabou é como se fosse inverno no jardim. A gente deixa as flores irem murchando, as folhas caírem, não se toma nenhuma providência. Instala-se um luto gelado no coração. A gente acha que vai morrer de tristeza e, de repente, primavera! Começa-se tudo outra vez, o plantio de um jardim mais bonito pra alguém mais interessante visitar.
Então da próxima vez que você pensar em amor, pense que ele não é um par, é o único. Algo ímpar e simples que acontece quando duas pessoas resolvem uma desfrutar do jardim que uma preparou para a outra dentro de si.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog fera, vc sabe q sou sua fã né! adorei o texto.

    bjão.

    Josenilda.

    ResponderExcluir
  2. Pá, parabéns pelo blog. Ele é muito a cara da Mina!! Adorei o texto, aliás, adoro os seus textos! Beijão =)

    Dri.

    ResponderExcluir
  3. "Algo ímpar que acontece entre dois."

    rs...

    É...
    É um ponto de vista.

    ResponderExcluir