quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Conclusões de 2011

Sair do Rio de Janeiro é fácil, meu bem, o Rio sair de você que é impossível.

Quando a sorte bater na sua porta, dê um jeiro de recebê-la. Pule a janela, arrombe a fechadura, quebre a vidraça. Pode ser que ela volte mais animada uns dois dias depois, pode ser que ela nunca volte. Não corra o risco.

o tempo é implacável e a vida extremamente objetiva. Crianças crescem, sonhos ficam velhos e, sim, as pessoas que te amam também vão embora. Não leve trabalho para casa, não passe horas contando seu dinheiro ou brigando porque a pia está cheia de louça suja. O destino não espera a sua raivinha passar para se cumprir. Faça um carinho em quem aquece o seu coração agora, já! Pode ser que amanhã você não tenha essa chance.

Você pode ser forte como um Touro ou como quem nasce regido por esse signo, mas há cargas que você vai precisar dividir para poder suportar. Pedir ajuda não arranca pedaço, nem diminui a sua grandeza, é um ato de coragem e lucidez. Ninguém dá conta do mundo sozinho. Ninguém.

Nunca diga nunca, a não ser que você esteja morto! Você não sabe quem vai resolver ter um perfil no Facebook, mudar o status de relacionamento ou resolver reatar com bons e velhos amigos. A vida é dura, mas traz um monte de surpresinhas agradabílissimas. Não perca a fé nos acasos do destino.

Não tenha medo de conjugar o verbo desistir na primeira pessoa do singular em qualquer tempo. Dói nem menos que conviver com as palavras sofrimento, angústia, impotência, instatisafação, infelicidade e descrença.

Não dá pra escrever uma nova frase, um novo parágrafo, muito menos um novo capítulo na vida sem marcar o anterior com um ponto final. Um ponto final sereno, tenso, risonho ou triste, mas ele é necessário. Tem gente que acredita que dá para driblar a vida e ficar só com os brindes e dias de sol que viram foto nas redes sociais. Não se engane, as desilusões e os desamores não esquecem de ninguém.

Quem quer dá um jeito, quem não quer arruma uma desculpa. Quem está disposto não se intimida com um não, uma agenda lotada, um fim de tarde chuvoso ou um engarrafamento. Não se permita acreditar em justificativas cretinas para adiar a vida, não seja covarde para arrumar desculpas para ninguém, muito menos para a pessoa que você enxerga no espelho.

Ninguém erra por amor ao esporte de arcar com as consequências. As pessoas acabam devendo para o banco, se apaixonando por outras que são comprometidas, brigando com quem amam, queimando as pontes que às ligam aos sonhos? Sim. Elas serão punidas? Talvez... Mas você não tem o direito de julgar ninguém que tentou ser feliz.

O sofrimento ensina demais, muito mais que a alegria. Mas não há mal que sempre dure e nem bem que não se acabe. Por isso, eu acredito que 2012 será melhor. Bem melhor.

Um comentário:

  1. Gostaria de ser tão otimista.

    Em todo o caso, o real é um fato duro.
    O mundo estará aí para ser experimentado.

    ...Um ano mais.

    Boa sorte pra você.

    ResponderExcluir